terça-feira, 25 de agosto de 2009

O DOC.

“Terra Marcada – Um olhar feminino sobre a cultura sertaneja”
Direção: Gabriela Barreto
Direção de Fotografia: Matteo Bologna
Produtora: Santo Guerreiro


O documentário intitulado de Terra Marcada abordará a preservação da identidade cultural da mulher sertaneja que vive na região da barragem de Itaparica.
Além de visitas nas cidades de Abaré, Rodelas, Chorrochó, Macururé, Glória e Paulo Afonso, o projeto vai trazer animações com elementos da literatura de cordel, desenvolvidas por computação gráfica, e a participação de lavadeiras e tecedeiras, importantes personagens das comunidades sertanejas que vão contribuir com depoimentos e histórias sobre as peculiaridades da região. Recortes de obras cinematográficas que retrataram a cultura sertaneja também fazem parte da estrutura do roteiro. Da primeira a última cena, o documentário vai sustentar o compromisso com a valorização da identidade sertaneja, evidenciando a importância da sua preservação para o desenvolvimento cultural destas comunidades regionais.
A identidade cultural de um povo é o resultado do encontro de diversos elementos sócio-histórico-culturais que, ao longo do tempo, se cruzam, acrescentam novos valores e seguem, indefinidamente, alterando a realidade dos territórios e sua gente. Dotado de um olhar crítico e imparcial, sem a pretensão de apontar os vilões ou as vitimas entre os atores sociais, o documentário Terra Marcada vai retratar o processo histórico da formação sócio-cultural do povo sertanejo da região de Itaparica. Através de uma abordagem poética e um olhar investigativo que busca ressaltar o valor da identidade cultural sertaneja, evidenciando seus costumes, tradições, expressões artísticas, religiosidade, o trato com a terra e outros aspectos de suas relações sociais, o documentário vai explorar os principais momentos históricos e as relações étnicas que formaram a cultura sertaneja. Costurando sua estrutura, Terra Marcada traz, através de animações com elementos da literatura de cordel, a estória das mulheres do cangaço. Contada por um repentista, ao som da tradicional viola, as desventuras das cangaceiras e seus valores. Paralelo a trama da animação, a narrativa, será conduzida por depoimentos de lavadeiras e tecedeiras. Em Terra Marcada, o espectador vai ter a experiência de uma viagem inédita por terras emblemáticas, marcadas por histórias que abrigam a origem cultural das comunidades sertanejas na Bahia.

Um comentário:

  1. FÃ-ZAÇO DESSA DUPLA BRILHANTE QUE TEM UM BELÍSSIMO OLHAR FOTOGRÁFICO E UMA OBJETIVIDADE NA DIREÇÃO INCRÍVEL.

    PARABÉNS!!!! JÁ DIVULGUEI E O DOC. JÁ É SUCESSO DE FOTOGRAFIA... RS

    BEIJOS
    TAO

    ResponderExcluir