domingo, 23 de agosto de 2009

Raso da Catarina

A reserva ecológica do Raso da Catarina é dividida entre reserva biológica e indígena, com extensão de 6.400 km², recoberta de vegetação do tipo caatinga e clima típico de área desértica: durante o dia a temperatura chega a 40°C enquanto que à noite é de até 10°C.

A área de reserva biológica de caatinga é considerada única no mundo. Encontra-se sob fiscalização do IBAMA. Localizada na reserva indígena dos índios Pankararés, a baixa do Chico é a área mais visitada, com um canyon com 12 quilômetros de extensão, apresentando belíssimas formações rochosas esculpidas pelo vento parecendo castelos, torre e bispo do tabuleiro de xadrez, etc.

Existe uma capela natural onde encontra-se um nicho com imagem identificada como de Santa Rita, esculpida pela erosão eólica onde, todos os anos, realiza-se grande romaria.

A flora predominante é de xique-xiques, mandacarus, coroas-de-frade, facheiros, palmatórias, diversos tipos de bromeláceas, como a macambira e árvores como o juazeiro, umbuzeiro, jatobá, pereiro, etc.

A fauna é rica em variedade de aves com coloridas plumagens e pequenos animais e refúgio de algumas espécies de micos e da arara-azul.

Nenhum comentário:

Postar um comentário